BlogsCom 4x4ConteúdoNotícias

GS Racing faz dobradinha no topo do pódio do Campeonato Paranaense em Castro

Leandro Riffel e Michael Masson foram os campeões com Eduardo Moser e Cláudio Flores (Bilu) representando a equipe em segundo lugar

Na categoria Master a GS Racing gosta de disputar títulos dentro da equipe e comemorar em dobro no topo dos pódios. Foi assim na segunda etapa do ano do Campeonato Paranaense de Rally Regularidade (Rally PR) realizada na cidade de Castro, onde a equipe fez dobradinha no alto do pódio da categoria destinada aos competidores mais experientes. O piloto Leandro Riffel e o navegador Michael Masson foram os campeões, com o piloto Eduardo Moser e o navegador Cláudio Flores (Bilu) em segundo. Na Graduado, a equipe também subiu ao pódio com o quarto lugar do navegador Ivan Laidens, que competiu ao lado do piloto Dirceu Salla. O evento reuniu 74 carros divididos nas categorias Master, Graduado, Turismo, Light e Expedition.

Rally PR Castro Rally Regularidade Troller
Pódio Categoria Master – Crédito: Divulgação

A cidade de Castro fez parte do caminho obrigatório dos tropeiros que seguiam de Viamão (RS) até Sorocaba (SP). Por este motivo, a etapa foi nomeada como 2º Rally dos Tropeiros, sendo válida pela segunda etapa do Campeonato Paranaense de Rally Regularidade 2021. No total, foram percorridos 140 quilômetros de prova, sendo 70 navegados. A largada foi realizada no Parque de Exposições Dario Macedo e a prova também passou pela cidade de Catanduvas e pelo distrito de Abapã.

Rally PR Castro Rally Regularidade Troller
Leandro Riffel e Michael Masson foram os campeões da Master em Castro – Crédito: Dom Fotografia

Piso liso para Master andar de lado na pista

No trajeto da prova de Castro os competidores enfrentaram um piso liso, consequência das chuvas que atingiram a região na véspera da competição. “Foi uma prova muito rápida entre duas pistas e a famosa pedreira. Com o carro novo e um navegador fera deu tudo certo, conquistamos o segundo lugar”, comemora Moser.

Rally PR Castro Rally Regularidade Troller
Eduardo Moser e Cláudio Flores ficaram com o segundo lugar – Crédito: Dom Fotografia

O diretor de prova, Vander Hirt (Fritão), montou um circuito que passou por áreas de reflorestamento de pinus e uma pedreira abandonada que já é cenário característico das provas de rally realizadas em Castro e proporciona lindas paisagens. “A prova estava sensacional. Soma-se a competência do Fritão, as fazendas disponíveis na região de Castro e a chuva que caiu no decorrer da semana não tinha como dar errado”, vibra Masson.

De acordo com o piloto campeão da Master, a prova contou com etapas de características distintas. A primeira foi realizada praticamente toda em pistas de balaios, bem técnicas e que exigiram bastante do navegador, do carro e do piloto para andar em um tempo muito justo, acumulando inclusive atrasos. “Uma peculiaridade dessa prova é que uma parte dela é feita no asfalto, para provar que os 4×4 também tem muita agilidade nesse tipo de piso”, sublinha Leandro.

Rally PR Castro Rally Regularidade Troller
Ivan Laidens competiu ao lado do piloto Dirceu Salla – Crédito: Dom Fotografia

A segunda parte da prova foi mais em linha reta e na terceira os competidores encontraram um piso muito liso. “Na segunda etapa o controle do metro e poucas pegadinhas resolveram a pontuação da prova. Já na terceira etapa mudou tudo. Fomos para dentro de reflorestamentos, onde pegamos um piso muito liso e demorou um pouquinho para nossa adaptação. O diretor de prova inclusive salientou uma parada que precisávamos ter cuidado porque estava mais liso que o típico do lugar. Uma frase que ele usou foi ‘uma prova não se ganha numa curva, mas se perde numa curva’. Então todos deviam ter cuidado. Nós conseguimos andar bem, andamos forte nas três etapas, e a vitória veio porque a gente conseguiu manter uma consistência em todo o dia de prova. Com um entrosamento muito bom entre piloto e navegador e carro respondendo muito bem, deu tudo certo”, encerra.

Rally PR Castro Rally Regularidade Troller
Ivan Laidens estava há quase dois anos sem navegar – Crédito: Divulgação

Pódio na Graduado

Na categoria Graduado, o navegador Ivan Laidens voltou a competir depois de mais de um ano longe dos rallys. A sua última prova foi o Transparaná de 2020 onde participou pilotando. Considerando o tempo parado, o quarto lugar ao lado do piloto Dirceu Salla na etapa de Castro do Rally PR teve gosto de vitória. “A prova foi show. Com deslocamento zero, em menos de dois minutos estávamos em uma pistinha lisa. Em seguida fomos para um pátio de estacionamento com médias altas e vários laços. Depois passamos por reflorestamento e finalizamos na famosa pedreira de Castro. Para quem estava há quase dois anos sem navegar ficar em quarto em um grid altamente competitivo e ainda em uma prova do Fritão está ótimo”, comemora Ivan.

A final do Rally PR acontece em Curitiba no dia 24 de novembro com a realização de mais uma edição do Rally da Meia-Noite.

Rally PR Castro Rally Regularidade Troller
A prova de Castro contou com três etapas e 140 quilômetros percorridos – Crédito: Dom Fotografia

Acompanhe a GS Racing

Para acompanhar as provas da GS Racing siga o Facebook (fb.com/racinggs) e o Instagram (@gsracing) e confira as notícias completas no site www.gsperformanceoficial.com.br. Na temporada 2021 a GS Racing conta com o patrocínio de GS Performance, SC Polaris, Pneus Yokohama, Rallye Design, Trevo Auto Peças Blumenau, Gratt Indústria de Máquinas, Plastômero, Supermercado Moor, Farmácia Brasil, Lave Bem Lavanderia e Tinturaria e SML Transportes.

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close