BlogsCom 4x4Conteúdo

GS Racing vence Rally do Cerrado e é campeã brasileira em três categorias

Flávio Kath e Gustavo Schmidt na Master, Luis Fernando e Daniel Fernandes na Graduado e Rodrigo Tolezano e Renan Toguchi na Turismo foram os melhores na 24º edição da competição

As últimas etapas do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade 4×4 foram realizadas na 24ª edição do Rally do Cerrado. A competição aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de setembro com provas válidas por nove etapas do brasileiro. A largada e chegada foram realizadas em Goiânia (GO) e a GS Racing fez a festa. A equipe venceu as três categorias da competição e sagrou-se campeã brasileira de rally regularidade pela Master, Graduado e Turismo. O evento é organizado pelo Trail Clube Goiano e Associação Brasileira de Rally de Regularidade e tem direção de prova de Calmon Vale Júnior. A competição é homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e tem a supervisão da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo).

Campeonato Brasileiro de Rally Regularidade GS Racing Goiás
Flávio Kath e Gustavo Schmidt competiram pela primeira vez juntos e venceram o Rally do Cerrado – Crédito: Couto Filmes

Pela categoria Master, a GS Racing subiu no lugar mais alto do pódio do Rally do Cerrado com o piloto Flávio Kath (Poder) e o navegador Gustavo Schmidt (Guga). No entanto, com os resultados somados com a pontuação das etapas do Rally das Águas Quentes, quem levou o título brasileiro foi o piloto Renato Martins e o navegador Jhonatan Ardigo, também da GS Racing. Já na categoria Graduado os campeões do Rally do Cerrado e do Brasileiro foram o piloto Luis Fernando Alves Ferreira (Deputado) e o navegador Daniel Fernandes. Pela Turismo, o piloto Rodrigo Tolezano e o navegador Renan Toguchi foram os melhores da categoria e também saíram campeões brasileiros.

A disputa do Rally do Cerrado reuniu pilotos e navegadores dos estados de Goiás, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo. O terreno da prova foi comporto por canaviais (40%), seringueiras (40%) e estradinhas com riachos (20%). Participaram da competição competidores de seis categorias: Motos, Motos Big Trail, Carros Novatos e as com o reconhecimento da CBA: Master, Graduado e Turismo.

Campeonato Brasileiro de Rally Regularidade GS Racing Goiás
Gustavo Schmidt fez prova de recuperação e foi campeão ao lado do piloto Flávio Kath – Crédito: Divulgação

Vitória em corrida de recuperação na Master

Na categoria destinada aos competidores mais experientes a GS Racing chegou com uma dupla competindo junta pela primeira vez. O piloto Flávio Kath e o navegador Gustavo Schmidt tem títulos em competições por todo o país, mas nunca haviam andado juntos. “Andar com o Poder é uma honra. Ele é um cara que eu sempre admirei. Sou piloto também e sei o quanto esse é o cara da pilotagem no Brasil. Todo mundo o idolatra. Ele realmente anda muito. Para mim, cada vez que eu ando com alguém assim de alto nível eu consigo melhorar mais meu nível e minhas técnicas, isso tanto na navegação quanto na pilotagem. Acho importante essa troca entre pilotos e navegadores para cada vez mais aumentar o nível das duplas”, comenta Guga.

Campeonato Brasileiro de Rally Regularidade GS Racing Goiás
Jhonatan Ardigo e Renato Martins ficaram em segundo no Cerrado e foram campeões brasileiros – Crédito: Divulgação

Os dois estrearam a dupla no Rally do Cerrado e sentiram dificuldades no primeiro dia. No entanto, quando o título parecia impossível, Flávio e Gustavo imprimiram um ritmo de recuperação, venceram o segundo e o terceiro dias e empataram em pontos com os campeões brasileiros. A decisão do campeão do Rally do Cerrado só foi resolvida com a pontuação da última etapa da prova. “Um segundo e meio decidiu o campeonato. Foi uma prova bem rápida, técnica e muito difícil. Lá tem os famosos seringais, com muita referência uma em cima da outra, tudo muito rápido. São muitas entradas e a gente tem que estar sempre procurando algo diferente para não errar. A gente saiu no primeiro dia praticamente morto, todo mundo achou que a gente não ia dar conta, que não ia chegar, mas fizemos uma corrida de extrema recuperação”, detalha o navegador campeão do Cerrado.

Campeonato Brasileiro de Rally Regularidade GS Racing Goiás
Gustavo, Flávio, Ximura e Bilu estão entre as duplas mais experientes do país – Crédito: Divulgação

Com os resultados extremamente apertados da competição, o título brasileiro da categoria Master ficou com o segundo lugar da prova, o piloto Renato Martins e o navegador Jhonatan Ardigo, também da GS Racing. A dupla já havia conquistado o segundo lugar no Rally das Águas Quentes em junho e, com a soma das pontuações das duas competições, alcançou o primeiro lugar geral nas etapas válidas pelo Campeonato Brasileiro de Rally Regularidade 4×4.

A GS Racing ainda conquistou o terceiro e o quarto lugar da categoria Master no Rally do Cerrado. O piloto Leandro Pereira Moor (Ximura) e o navegador Cláudio Flores (Bilu) ficaram com a terceira colocação e o piloto Fernando Lage e o navegador Rafael Dalbello com o quarto lugar.

Campeonato Brasileiro de Rally Regularidade GS Racing Goiás
Luis Fernando e Daniel Fernandes foram campeões na categoria Graduado – Crédito: Divulgação

Título da Graduado no Cerrado e no Brasileiro

Pela categoria intermediária a GS Racing confirmou a dupla formada pelo piloto Luis Fernando Alves Ferreira (Deputado) e o navegador Daniel Fernandes. Os dois venceram o Rally das Águas Quentes em junho e repetiram a colocação no Rally do Cerrado garantindo o título do Campeonato Brasileiro. “É uma prova bem disputada, são três dias de competição e três etapas por dia. Uma prova muito bem feita, muito bem medida e com as médias bem ajustadas. Não podia cochilar em nenhum momento, foi bem disputado”, comenta o navegador campeão da Graduado.

Segundo Daniel, a novidade para ele foram as seringueiras, um desafio a mais para quem compete na região do Cerrado. “A prova é um misto de muitos ‘pegas’ curtos, muito canavial e a seringueira que para mim era novidade. A seringueira por ser tudo igual tem que ter uma atenção na navegação diferenciada. O piloto precisa estar atento também porque qualquer errada que dá não dá para esparramar que pode bater em árvore e, por ser tudo igual, é muito detalhe. Além disso enfrentamos a poeira dentro da seringueira porque tinham vários carros rodando no mesmo lugar”, conta.

Campeonato Brasileiro de Rally Regularidade GS Racing Goiás
Rodrigo Tolezano e Renan Toguchi foram campeões brasileiros e do Rally do Cerrado na Turismo – Crédito: Divulgação

Estreia com título na Turismo

Pela categoria Turismo, a GS Racing subiu no alto do pódio com o piloto Rodrigo Tolezano e o navegador Renan Toguchi. Os dois fizeram sua estreia no Rally do Cerrado e já saíram como campeões da competição e campeões brasileiros da categoria. “Logo no início da primeira prova já começaram os obstáculos, um balaio fortíssimo entre as mangueiras e em seguida um canavial com médias fortes levantando muita poeira até chegarmos no trecho de seringal. Todos os dias tivemos trechos de canavial, seringal e estradão que iam se revezando. Tudo com muito calor”, comenta Renan.

Campeonato Brasileiro de Rally Regularidade GS Racing Goiás
Renan Toguchi e Rodrigo Tolezano fizeram sua estreia no Cerrado com título duplo – Crédito: Couto Filmes

A dupla da GS Racing venceu os três dias de competição e ano que vem sobe para a categoria Graduado. “Tivemos que nos adaptar rápido com o tipo de navegação e pilotagem dentro do seringal. As referências são muito próximas umas das outras em um cenário com ruas paralelas e idênticas. Esse foi o maior desafio para nós que não estávamos acostumados com isso. Conquistar o primeiro lugar todos os dias em uma competição como essa foi muito gratificante e emocionante. Ano que vem vamos para a Graduado e teremos muito aprendizado ainda por vir, mas faremos de tudo para buscar bons resultados”, finaliza Renan.

Campeonato Brasileiro de Rally Regularidade GS Racing Goiás
Luis Fernando e Daniel Fernandes foram campeões brasileiros e do Rally do Cerrado – Crédito: Couto Filmes

Acompanhe a GS Racing

Para acompanhar as provas da GS Racing siga o Facebook (fb.com/racinggs) e o Instagram (@gsracing) e confira as notícias completas no site www.gsperformanceoficial.com.br. Na temporada 2021 a GS Racing conta com o patrocínio de GS Performance, SC Polaris, Pneus Yokohama, Rallye Design, Trevo Auto Peças Blumenau, Gratt Indústria de Máquinas, Plastômero, Supermercado Moor, Farmácia Brasil, Lave Bem Lavanderia e Tinturaria e SML Transportes.

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close