BlogsCom 4x4Conteúdo

GS Racing domina a Master e faz dobradinha na Graduado na abertura do Catarinense de Rally Scherer 4×4

Competição realizou primeira prova da temporada em São Bento do Sul

A GS Racing começou mais uma temporada do estadual catarinense buscando os títulos das categorias Master e Graduado. A competição, que agora se chama Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4 Carbon Free, realizou a primeira prova do ano no dia 7 de março em São Bento do Sul. Na ocasião, as duplas da GS Racing conquistaram os quatro primeiros lugares da categoria Master e os navegadores da equipe fizeram dobradinha na Graduado. Em 2019 a equipe foi a campeã estadual nas categorias Master, Graduado e Turismo e iniciou a temporada neste ano com a participação de seis duplas e três navegadores na competição.

A prova de São Bento do Sul contou com 150 quilômetros de percurso, sendo 76 de trechos especiais cronometrados. O trajeto incluiu duas etapas, iniciando em terrenos de reflorestamentos e piso seco. No final da prova, os competidores foram desafiados em uma pista de veloterra na Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho, e enfrentaram a maior adversária da prova de São Bento do Sul: a poeira.

Os destaques da equipe na abertura da temporada vieram de Piratuba. O piloto Leandro Riffel venceu na Master ao lado do navegador de Capinzal, Michael Masson. Já o navegador Bernardo Schafer Andrade foi o campeão na Graduado ao lado do seu pai, o piloto José Andrade Junior, em sua estreia na categoria.

GS Racing Catarinense de Rally Regularidade Scherer 4x4 Carbon Free em São Bento do Sul, Santa Catarina
Leandro e Michael venceram as duas etapas de São Bento do Sul – Crédito: Aline Ben/Comunicação 4×4

Pódio da Master dominado

A dupla vencedora de São Bento do Sul é a atual campeã da Copa Scherer 4×4 Carbon Free e destacou a grande evolução da organização nessa união com o Campeonato Catarinense. O piloto Leandro Riffel e o navegador Michael Masson venceram as duas etapas da prova e comemoraram o início de campeonato na ponta da tabela. “Foi um início de campeonato perfeito. Sabemos da qualidade do grid, então emplacar dois primeiros lugares na primeira prova do ano foi importantíssimo para as pretensões ao longo do campeonato”, comenta Michael.

A poeira foi a grande dificuldade dos competidores na abertura da temporada, principalmente porque a prova foi organizada com chuva e os pilotos e navegadores precisaram ajustar a metragem no piso seco e tentar se manter o mais regular possível com as informações da planilha. “Das duas etapas da prova a primeira foi bem mais técnica e conseguir deixar o carro no metro era a grande dificuldade do navegador”, destaca Leandro. “Normalmente os rallys em São Bento do Sul acontecem no autódromo e na Expoama, então fiquei um pouco surpreso quando percebi que não andaríamos nesses lugares. Foi uma prova totalmente nova e diferente dos anos anteriores”, complementa Michael.

GS Racing Catarinense de Rally Regularidade Scherer 4x4 Carbon Free em São Bento do Sul, Santa Catarina
André e Rui estrearam com um segundo lugar na Master – Crédito: Aline Ben/Comunicação 4×4

Além dos campeões da prova, a GS Racing tomou conta do pódio da Master ocupando todas as colocações até o quarto lugar. Os vice-campeões foram dois estreantes na categoria. O piloto Rui Schmitz e o navegador André Lenger venceram o estadual pela Graduado no ano passado e surpreenderam na primeira prova pela Master. “Enfrentamos uma nova categoria e competidores muito experientes. Tivemos sorte no final, pois a maioria errou e nós conseguimos o segundo lugar. Entrei muito focado, fazendo o meu melhor. Sei que esse ano não vai ser nada fácil, mas vamos fazer o nosso melhor e aprender mais a cada competição”, afirma André.

Já a terceira colocação ficou com uma das duplas favoritas para o título deste ano, os atuais campeões Gustavo Schmidt e Tiago Poisl. “Começamos o Catarinense com uma prova rápida e um terreno muito bom. Andamos no meio dos reflorestamentos sem perigo algum. Não tinha nada pra bater ou estragar o carro, foi bem legal. Pena que choveu na semana da prova e no dia estava seco, então isso oscilava na metragem. A gente fez uma boa prova, mas na última etapa tivemos uma vacilada que nos impediu de ficar entre os dois melhores”, comenta o piloto.

GS Racing Catarinense de Rally Regularidade Scherer 4x4 Carbon Free em São Bento do Sul, Santa Catarina
Atuais campeões estaduais, Gustavo e Tiago ficaram com a terceira colocação – Crédito: Aline Ben/Comunicação 4×4

Em São Bento do Sul, Gustavo e Tiago estrearam o Troller automático e precisaram se acostumar com o novo carro durante a prova. “Iniciamos bem a primeira etapa do Catarinense Scherer de Rally 4×4, principalmente por andar com um carro sem preparação, praticamente original e nos acostumando com a novidade que é o câmbio automático para o Troller”, diz Tiago. “Nos primeiros vinte minutos de prova foi bem complicado até se adaptar, mas o carro é sensacional. Posso dizer que talvez seja melhor que o mecânico. Ele é muito rápido, responde muito bem, não teve delay de aceleração e em nenhum momento faltou força. Quem tiver oportunidade de andar nele vai gostar e vai embarcar nele”, destaca Guga.

A GS Racing fechou seu pódio entre os competidores mais experientes com uma dupla que já é tricampeã estadual e também está entre as adversárias mais temidas para a temporada 2020. O piloto Flávio Roberto Kath e o navegador Rafain Walendowsky encerraram a prova com o quarto lugar na Master.

GS Racing Catarinense de Rally Regularidade Scherer 4x4 Carbon Free em São Bento do Sul, Santa Catarina
Bernardo Schafer, de 12 anos, estreou com vitória na Graduado – Crédito: Aline Ben/Comunicação 4×4

Estreia com vitória na Graduado

A GS Racing também mostrou soberania pela categoria Graduado com dois navegadores da equipe fazendo dobradinha no topo do pódio. Bernardo Schafer foi o grande campeão ao lado do piloto José Andrade Júnior, e Rafael Pinto conquistou a segunda colocação com o piloto Milton Dresch, da equipe Trancos & Barrancos. Bernardo foi campeão estadual pela Turismo no ano passado e fez sua estreia na nova categoria. “O início do campeonato foi uma surpresa para nossa dupla, passamos por terrenos ótimos, médias altas e por duas pistas para fechar com chave de ouro, mas não imaginávamos levar o título da etapa para casa. Só tenho a parabenizar os organizadores pelo belíssimo evento e a confraternização excelente em meio aos amigos”, comenta Bernardo.

Já Rafael iniciou a competição estreando um novo piloto. Foi a primeira vez que o navegador competiu ao lado do piloto Milton Dresch. “Foi uma prova muito boa, bem técnica, rápida e com médias justas. O piloto Milton é um baita parceiro. Estou empolgado para o que virá nas próximas etapas”, destaca Rafael.

A GS Racing ainda subiu ao pódio da Graduado com o quinto lugar do piloto Oscar José Schmidt e do navegador Oscar Schmidt Bisneto.

GS Racing Catarinense de Rally Regularidade Scherer 4x4 Carbon Free em São Bento do Sul, Santa Catarina
Principal adversária dos competidores em São Bento do Sul foi a poeira – Crédito: Aline Ben/Comunicação 4×4

Acompanhe a GS Racing

Quem quiser acompanhar as provas da equipe GS Racing pode seguir o Facebook (fb.com/racinggs) e Instagram (@gsracing) da equipe. As notícias também são publicadas no site www.gs4x4performance.com.br, além da imprensa em geral e dos principais sites especializados em off-road. Na temporada 2020 a GS Racing conta com o patrocínio de Pneus Yokohama e GS 4×4 Performance.

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close