Blog do LeoBlogsConteúdo

O catarino Nasser Al-Attiyah vence o Baja Rússia Floresta Negra, único disputado na neve

Com a vitória a dupla da Toyota lidera a Copa do Mundo FIA para o Rally Cross Country

O Baja Rússia – “Floresta do Norte” terminou neste domingo, dia 18, na República da Karélia, onde o piloto do Qatar, Nasser Al-Attiyah, se tornou o grande vencedor.

Este ano, a corrida de três dias em superfície de gelo e neve não deixou nenhum motorista desapontado e todas as equipes deram um feedback positivo e agradeceu os organizadores. O clima fez tudo para garantir que a corrida ficasse em um nível excelente – a geada e a grande quantidade de neve que caiu no último mês, permitiram preparar a trilha perfeita. O solo congelado e a neve densamente enrolada não foram desgastados pelo caminhão – KAMAZ, de várias toneladas que atuou como um carros de segurança de “abertura”, verificando a pista antes do início do primeiro participante.

Cada dia de corrida foi rico em eventos e emoções, e o último dia de competição colocou todas as pessoas que chegaram às florestas karmelianas para sentir a velocidade e a condução da única rodada de neve da Copa do Mundo FIA para o Rally Cross Country. O segundo dia de competição teve 229 quilômetros e consistiu em duas etapas especiais que os pilotos estudaram e no domingo eles passaram na direção oposta.

Tapio Lauronen, que estava na terceira posição na classificação geral após os dois primeiros dias, abandonou a briga na SS-4 por uma razão técnica – a quebra do eixo de transmissão não pode ser reparada durante o estágio especial. Quanto ao resto, o último dia passou sem aventuras.

Na classificação de T2, o pódio tornou-se internacional. O primeiro lugar foi garantido pela equipe russa de Alexey Titov e Andrey Rusov, eles confirmaram o título que anteriormente também foi conquistado pelos russos nessa categoria. As segunda e terceira posições foram divididas entre as equipes de Portugal e Qatar – Bruno Oliveira / Paulo Marques e Adel Hussain Abdulla / Nasser Al-Kuwari, respectivamente.

Este ano, a lista de entrada de classificação T3 foi mais longa que a última, embora os participantes tenham muitos inconvenientes durante a corrida, porque esses carros pequenos na configuração normal não fornecem janelas e aquecimento.

Claude Fournier, medalhista de bronze no DAKAR deste ano na categoria UTV, levou consigo o experiente Szymon Gospodarczyk – campeão da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country em 2016 na categoria T3, Szymon venceu para a Rússia pela terceira vez, comprovando que o seu conhecimento e experiência têm resultado – a vitória sobre os concorrentes russos foi mais fácil do que a temporada passada.

Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel no Toyota Hilux Overdrive ganharam a primeira etapa da Copa do Mundo da FIA. Sua rica experiência de vitórias em competições mundiais e performances nas corridas de inverno no World Rally Championship (WRC), bem como a posição de liderança após o segundo dia, não deu muita chance aos seus adversários.

“Foi uma boa união de fatores para mim, porque pela minha primeira vez aqui na Rússia, lideramos a competição. Estou bastante feliz de ganhar, tenho certeza de que todas as pessoas estão felizes, tenho muitos fãs na Rússia. Eu estou feliz. Obrigado pela organização. Foi um bom começo da temporada. E, claro, graças à Toyota, que é a melhor equipe!” – destacou Nasser Al-Attiyah.

Nasser AL-ATTIYA (QAT) / Matthieu BAUMEL (FRA) – Toyota Hilux Overdrive.

Classificação geral:

  1. Nasser Saleh AL-ATTIYAH (QAT) / Mathieu BAUMEL (FRA) – Toyota Hilux Overdrive
  2. Martin PROKOP (CZE) / Jan TOMANEK (CZE) – Ford F150 Evo
  3. Vladimir VASILYEV (RUS) / Konstantin ZHILTSOV (RUS) – MINI ONE

Classificações de Т2:

  1. Alekhey TITOV (RUS) / Andrey RUSOV (RUS) – Ford F150 Raptor
  2. Bruno OLIVEIRA (PRT) / Paulo MARQUES (PRT) – Nissan Double Cab
  3. Adel Hussain ABDULLA (QAT) / Nasser AL-KUWARI (QAT) – Toyota LC VDJ 200

Classificação 3:

  1.  Claude FOURNIER (FRA) / Szymon GOSPODARCZYK (POL) – Polaris RZR 1000
  2. Dmitry PONOMARENKO (RUS) / Kirill SHUBIN (RUS) – Polaris RZR 1000
  3. Maria OPARINA (RUS) / Taisiia SHTANEVA (RUS) – BRP Maverick Atmo

Mais Informações: http://www.northern-forest.ru

Leandro

Fundador e Sócio Proprietário do Guia Off-Road, Analista de Sistemas, Apresentador, Editor e bloqueiro no portal Guia Off-Road. Atualmente sou estudante de Fisioterapia na UFRN em Santa Cruz-RN. Sou amante e admirador do offroad, onde procuro contribuir com o crescimento deste esporte tão fascinante, através do nosso trabalho contínuo a frente do Guia Off-Road.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close