Blog do LeoBlogsConteúdo

8ª Etapa Dakar 2018: Carlos Sainz nos carros, Varela nos UTVs e Nikolaev nos caminhões lideram com folga

Com quase 500 km de especial entre Uyuni e Tupiza, os concorrentes enfrentam o estágio mais longo do Dakar 2018 e, portanto, e consequentemente uma das mais difíceis. Especialmente porque o clima chuvoso no Altiplano boliviano não ajudou em nada e as passagens a mais de 4.800 metros acima do nível do mar são suficientes para tranquilizar os competidores. Com o cansaço dos pilotos aos quais deve ser adicionado o desgaste dos veículos que não poderiam receber alguma manutenção antes da partida desta segunda metade da maratona. Ontem, dia 15, as condições climáticas, chuvas intensas, obrigaram os organizadores a cancelar a 9ª etapa.

“A etapa está cancelada porque há muita água no acampamento, e amanhã (segunda-feira) também esperamos algumas tempestades. Estas não são as melhores condições para realizar a etapa” declarou o espanhol Marc Coma, diretor esportivo do Dakar. “Preferimos não correr riscos”, completou.

PETERHANSEL STEPHANE (FRA) – Photo Florent Gooden / DPPI.

Nos carros, o dia foi marcado por diversas trocas de posições na liderança do trecho entre a dupla dos franceses Cyril Despres e David Castera(Peugeot 3008DKR Maxi) que chegou a ocupar a melhor colocação, assim como o Toyota do catariano Nasser Al-Attiyah e o inglês Matthieu Baumel. Após o tempo perdido com a quebra da suspensão traseira no dia anterior, a dupla dos franceses dupla Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret (Peugeot 3008DKR Maxi) levaram a melhor, venceram a 8ª etapa do Rally Dakar 2018, mantendo-se na 3ª colocação na classificação acumulada após oito etapas. Seus companheiros de equipe, Despres e Castera ficaram com a 2ª posição do dia. Nasser e Matthieu preferiram não abusar da sorte, eles seguraram a vontade de andar rápido no final do trecho, realizando o 3º melhor tempo, com o resultado mantiveram a vice-liderança da prova.

DESPRES CYRIL (FRA) – Photo Florent Gooden / DPPI.

A dupla líder da competição, os espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz (Peugeot 3008DKR Maxi) fez uma prova estratégica. Com uma ampla vantagem sobre Nasser e Matthieu, os espanhóis administraram o resultado, andando forte, mas sem correr riscos desnecessários, completando a etapa na 5ª colocação.

VARELA REINALDO (BRA) – Photo DPPI.

Na categoria SXS (UTV), mais uma vitória da dupla dos brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Can-Am), com o resultado eles ampliaram sua vantagem na liderança do rally após oito etapas realizadas.

SOTNIKOV DMITRY (RUS) – Photo DPPI.

Já nos caminhões a vitória foi do russo Dmitry Sotnikov da Kamaz, seguido do argentino Federico Villagra em segundo e de seu compatriota Airat Mardeev em terceiro. O lider Eduard Nikolaev fez o quarto tempo e mantém a liderança com 46 minutos a frente de Villagra.

Classificação Carros da 8ª etapa (extraoficial):

1 – Stéphane Peterhansel / J P Cottret (Peugeot 3008DKR Maxi): 05:15:18

4 – Cyril Despres / David Castera (Peugeot 3008DKR Maxi): + 00:00:49

3 – Nasser Al-Attiyah / Matthieu Baumel (Toyota Hilux V8): + 00:02:12

4 – Bernard Ten Brinke / Michel Périn (Toyota Hilux V8): + 00:05:00

5 – Carlos Sainz / Lucas Cruz (Peugeot 3008DKR Maxi): + 00:07:04

Classificação Carros após oito etapas (extraoficial):

1 – Carlos Sainz / Lucas Cruz (Peugeot 3008DKR Maxi): 27:04:00

2 – Nasser Al-Attiyah / Matthieu Baumel (Toyota Hilux V8): + 01:06:37

3 – Stéphane Peterhansel / J P Cottret (Peugeot 3008DKR Maxi): + 01:13:42

4 – Bernard Ten Brinke / Michel Périn (Toyota Hilux V8): + 01:23:00

5 – Giniel de Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux V8): + 01:37:09

Leandro

Fundador e Sócio Proprietário do Guia Off-Road, Analista de Sistemas, Apresentador, Editor e bloqueiro no portal Guia Off-Road. Atualmente sou estudante de Fisioterapia na UFRN em Santa Cruz-RN. Sou amante e admirador do offroad, onde procuro contribuir com o crescimento deste esporte tão fascinante, através do nosso trabalho contínuo a frente do Guia Off-Road.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close