Blog do LeoBlogsConteúdo

Nasser Al-Attiyah vence nos carros, mas a liderança fica com Peterhansel após a 3ª Etapa do Dakar 2018

A dupla do catariano Nasser Al-Attiyah e o inglês Matthieu Baumel (Toyota Hilux V8) venceu a 3ª etapa do Rally Dakar 2018 na categoria Carros, disputada nesta segunda-feira, dia 08 de janeiro. O segundo melhor tempo foi conquistado pela dupla dos franceses Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret (Peugeot 3008DKR Maxi). Com o resultado eles assumiram a liderança do Dakar após três etapas já realizadas.

Após perder tempo no dia anterior, Nasser e Matthieu dominaram a 3ª etapa de ponta a ponta, mesmo perdendo tempo para trocar dois pneus furados. Sem a dificuldade de abrir a pista sem rastros, a dupla superou a esquadra francesa e voltou ao pódio da classificação acumulada, assumindo a 3ª posição.

Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret mostraram que a estratégia de regularidade de bons resultados continua sendo muito eficaz. Sem correr riscos desnecessários e repetindo a 2ª colocação do dia anterior, a dupla defensora do título de 2017 assumiu o comando do rally. O “Mister Dakar” está fazendo um início de prova consistente, sem erros e construindo o caminho para ampliar seu recorde para 14 vitórias no Dakar.

O 3º melhor tempo da etapa foi conquistado pela dupla dos espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz (Peugeot 3008DKR Maxi). A dupla teve um começo de prova morno, mas vem ganhando velocidade e já aparece na 6ª colocação da acumulada.

Os vencedores da etapa anterior, franceses Cyril Despres e David Castera (Peugeot 3008DKR Maxi) perderam um pouco de tempo nas dunas. Seguindo a estratégia de regularidade e consistência do Peterhansel, passaram para a vice-liderança na classificação acumulada com o 4º tempo nesta etapa.

O francês Sébastien Loeb e seu parceiro de vitórias no WRC, o monegasco Daniel Elena, continuam enfrentando dificuldades encontrar um ritmo mais veloz nas dunas. Sem a confiança necessária a dupla conquistou o 5º tempo na etapa e perdeu a oportunidade de subir ao pódio da classificação acumulada ao ser superada por Nasser e Matthieu.

O piloto catalão, Nani Roma, sofreu um acidente faltando um quilômetro para a linha de chegada e teve que ser levado para o aeroporto de Ica, onde será transferido para a Clínica Anglo-Americana, em Lima, capital do Peru. O seu navegador, Alex Haro, não sofreu grandes ferimentos, mas Roma teve um trauma cervical e terá que passar por uma avaliação médica. O abandono do piloto não é oficial, mas as opções para continuar no rali são limitadas, uma vez que ele entrará no hospital peruano para se submeter a vários testes e depois retornar ao bivouac de Pisco para sair para San Juan de Marcona e chegar antes do último carro para ir ao 4º estágio nesta terça-feira.

A dupla brasileira formada por Jorge Wagenfuhr e Idali Bosse Rodrigues (Mitsubishi Triton) não havia completado o percurso até às 20 horas desta segunda-feira.

Na categoria SXS a vitória foi da dupla peruana Juan Carlos Uribe e Javier Uribe Godoy (Can-Am). Eles lideram a categoria com mais de 45 minutos de vantagem sobre o francês Patrice Garrouste em dupla com o suíço Steven Griener (Polaris).

Os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Can-Am) perderam bastante tempo, completando a etapa na 5ª colocação, com mais de duas horas de atraso em relação aos vencedores do dia. Após a etapa os brasileiros estão na 5ª colocação.

A outra dupla brasileira da categoria, formada por Jose Sawaya e Marcelo Duarte (Polaris) não havia completado a etapa até às 20 horas desta segunda-feira.

Classificação Carros da 3ª etapa (extraoficial):

1 – Nasser Al-Attiyah / Matthieu Baumel (Toyota Hilux V8): 03:09:08

2 – Stéphane Peterhansel / J P Cottret (Peugeot 3008DKR Maxi): + 00:04:05

3 – Carlos Sainz / Lucas Cruz (Peugeot 3008DKR Maxi): 00:06:07

4 – Cyril Despres / David Castera (Peugeot 3008DKR Maxi): + 00:07:43

5 – Sébastien Loeb / Daniel Elena (Peugeot 3008DKR Maxi): + 00:08:34

Classificação Carros após três etapas (extraoficial):

1 – Stéphane Peterhansel / J P Cottret (Peugeot 3008DKR Maxi): 06:34:58

2 – Cyril Despres / David Castera (Peugeot 3008DKR Maxi): + 00:03:11

3 – Nasser Al-Attiyah / Matthieu Baumel (Toyota Hilux V8): + 00:07:43

4 – Sébastien Loeb / Daniel Elena (Peugeot 3008DKR Maxi): + 00:10:11

5 – Giniel de Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux V8): + 00:11:23

Nesta terça-feira, dia 09/01, será disputada a 4ª etapa do Rally Dakar 2018. Partindo e voltando a San Juan de Marcona. O percurso será em laço, com 444 quilômetros, sendo que o trecho contra o relógio terá 330 quilômetros.

Leandro

Fundador e Sócio Proprietário do Guia Off-Road, Analista de Sistemas, Apresentador, Editor e bloqueiro no portal Guia Off-Road. Atualmente sou estudante de Fisioterapia na UFRN em Santa Cruz-RN. Sou amante e admirador do offroad, onde procuro contribuir com o crescimento deste esporte tão fascinante, através do nosso trabalho contínuo a frente do Guia Off-Road.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close