Blog do LeoBlogsConteúdo

Cyril Despres assume a liderança nos carros e Reinaldo Varela vence nos UTV e chega a segunda colocação na geral

A dupla dos franceses Cyril Despres e David Castera (Peugeot 3008DKR Maxi) venceu a 2ª etapa do Rally Dakar 2018 na categoria Carros, disputada neste domingo, dia 07 de janeiro. Com o resultado eles assumiram a liderança do Dakar após duas etapas já realizadas.

A dupla conseguiu surpreender seus companheiros de equipe e conterrâneos, Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, que defendem o título de 2017. Após o tímido início de prova Peterhansel e Cottret realizaram o segundo melhor tempo do dia, subindo da 11ª posição para a vice-liderança na classificação acumulada.

O pódio do dia foi exclusivo da Peugeot, já que o terceiro tempo foi conquistado pela dupla nove vezes campeã do WRC, o francês Sébastien Loeb e o monegasco Daniel Elena. Após os problemas com freios no primeiro dia, eles saltaram da 26ª colocação para a 4ª posição na classificação acumulada.

A dupla do catariano Nasser Al-Attiyah e o inglês Matthieu Baumel (Toyota Hilux V8) que havia vencido a 1ª etapa, teve grandes dificuldades de navegação. Após vários anos, excepcionalmente a organização decidiu que neste domingo os carros seriam os primeiros a partir.

Sem os tradicionais rastros das motos que normalmente abrem a pista, Nasser e Matthieu tiveram de encontrar o caminho nos 267 quilômetros de dunas e muita areia. Para complicar ainda mais a tarefa, o navegador não passou bem, comprometendo o rendimento da dupla que completou a etapa com o 8º melhor tempo, despencando da liderança para a 5ª posição na classificação acumulada.

O dia da equipe do fabricante japonês foi salvo pela 4ª colocação da dupla do sul-africano Giniel de Villiers e o alemão Dirk Von Zitzewitz. Com o resultado a dupla subiu da 6ª posição para a 3ª colocação na classificação acumulada.

Já para a equipe alemã da X-Raid, que representa a marca Mini e BMW, dona dos títulos de 2012, 2013, 2014 e 2015, o dia foi desastroso. A dupla dos americanos Bryce Menzies e Pete Mortensen (MINI John Cooper Works Buggy) que havia conquistado a 4ª colocação no primeiro dia capotou forte e destruiu seu buggy. O navegador Pete fraturou o tornozelo.

Bryce Menzies / Peter Mortensen (MINI John Cooper Works Buggy)

A bruxa parecia estar solta. O buggy do saudita Yazeed-Al Rajhi e o alemão Timo Gottschalk acabou se chocando nas dunas com o Mini da dupla do chileno Boris Garafulic com o português Filipe Palmeiro, seus companheiros de equipe. Ambos os carros ficaram horas parados esperando pela equipe de assistência, para fazer reparos e seguir na prova.

A dupla brasileira formada por Jorge Wagenfuhr e Idali Bosse Rodrigues (Mitsubishi Triton) teve problemas elétricos e até às 19 horas deste domingo não havia concluído a etapa.

A etapa foi marcada pela primeira vitória brasileira na categoria UTV, conquistada pela dupla Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Can-Am). Reinaldo e Gustavo perderam muito tempo no primeiro dia, procurando um waypoint de passagem obrigatória. Vários competidores também tiveram a mesma dificuldade, entre eles a outra dupla brasileira da categoria, formada por Jose Sawaya e Marcelo Duarte (Polaris).

Com a vitória Reinaldo e Gustavo subiram da 8ª posição para a vice-liderança. Até às 19 horas deste domingo a dupla Jose Sawaya e Marcelo Duarte não havia concluído a etapa.

A liderança da categoria é da dupla dos peruanos Juan Carlos Uribe Ramos e Javier Uribe Godoy (Can-Am).

500 NIKOLAEV EDUARD (RUS) – Foto: Frederic Le Floc’h / DPPI.

Nos caminhões o russo Nikolaev venceu e assumiu a liderança, seguido pelo chileno Ales Loprais e do argentino Federico Villagra.

Leandro

Fundador e Sócio Proprietário do Guia Off-Road, Analista de Sistemas, Apresentador, Editor e bloqueiro no portal Guia Off-Road. Atualmente sou estudante de Fisioterapia na UFRN em Santa Cruz-RN. Sou amante e admirador do offroad, onde procuro contribuir com o crescimento deste esporte tão fascinante, através do nosso trabalho contínuo a frente do Guia Off-Road.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close