Blog do LeoBlogs

O 3º Enduro do Divino foi um Sucesso

Valida pela I Copa Jaguar de Enduro F.I.M

Além de trazer muita emoção, responsabilidade social, segurança e adrenalina, o 3º Enduro do Divino foi uma sensação nas provas off-road no Estado do Ceará. Destacando-se por trazer um grande numero de pilotos para a competição, em um total de 74 pilotos. A Equipe de Enduro FIM de MORADA NOVA OFF-ROAD preparou uma prova para agrada a todos os gostos.

O Enduro do Divino é uma prova de velocidade em terreno misto com objetivo de testar as habilidades dos pilotos e a resistência dos motos. A disputa acontece em trilhas e veredas bem dinâmicas e sinalizadas. O evento aconteceu na cidade de Morada Nova cerca de 160km da capital, conhecida nacionalmente como a Terra do Vaqueiro e contou um circuito de aproximadamente 40km em cada volta, onde foram realizadas 3 três voltas, totalizando 120km de prova.

O parque fechado (local de saída e chegada dos pilotos) foi no Parque de Vaquejada João de Deus Girão. A largada da competição foi pontualmente às 10:00 hora e com aproximadamente 5 horas e meia de prova.

A competição foi desenvolvida em área de riacho seco, terreno batido, subida de serrote e veredas bem demarcadas. As trilhas foram bem fechadas e apresentaram um bom grau de dificuldade. O principal fator preponderante no Enduro do Divino foi a técnica e agilidade dos pilotos, que foi composta por três especiais (Ets) e um cross-teste de tomada de velocidade.

Fotos - Gustavo de Oliveira.
Fotos – Gustavo de Oliveira.

DADOS TÉCNICOS.

 Enduro do Divino contou com um crosstest e três especiais testes (ET), com um percurso de aproximadamente 40Km por volta, assim subdivididas e com as seguintes características:

– Crosstest: com tamanho aproximado de 01km de distância, em terreno bem macio e possuindo suaves desafios/obstáculos;

– ET1: com tamanho de 06km; inicia com percurso travadinho em riacho seco onde exige perícia e técnica do piloto; depois trilhas com boas curvas; seguindo pegamos um terreno misto de média com algumas cursas; por fim, novamente algumas dificuldades em terreno batido conjugado com algumas pedras; muito legal;

– ET2: com tamanho de 4,3km; inicia com terrenos técnicos; depois temos uma excelente trilha em cascalhos bem suave onde encontramos uma subida que merece habilidade do piloto; seguindo, outra trilha em riacho seco, mas nada que assuste; pra finalizar tem uma subida bem suave, subida essa que com certeza separará “os Homis dos Mininus” (gíria na linguagem dos pilotos);

– ET3: com tamanho de 2,5km; é uma trilha curta, mas bem prazerosa de andar; travadinha em seu início passando em riacho seco com pedras e areia; depois temos uma bela subida que piloto “frouxo” teme subir; por fim, seguimos com algumas subidas e descidas em pequenos serrotes; excelente ET; assim foi o 3º Enduro do Divino.

Foto - Arlen Barros
Foto – Arlen Barros

O percurso que foi percorrido foi definido por bandeiras, bampes e sinalização no caminho, que delimitam o trecho a ser percorrido. Durante a prova existiram testes cronometrados, e que foram somados ao tempo total no resto do dia. O primeiro acontece em percursos iguais ao restante da prova.

A prova teve um diferencial, onde foi marcada pela forte chuva que caiu durante a 3ª volta. Assim, os pilotos foram surpeendidos pela bela ação da natureza, que fez jorrar águas nos riachos pedregosos dos ETs do enduro, o que exigiu muita resistência e improviso dos pilotos. Sem dúvidas, a 3ª volta separou “os Homis dos Mininus”. O 3º Endurio do Divino ficará guardado na memória dos pilotos.

RESULTADO OFICIAL.

Foram 7 categorias em disputa no Enduro e os vencedores foram:

Categoria Enduro 1 (E1)

1º Tarcio Salesio – Aquiraz/CE

2º Alber Leite – Jaguaruana/CE

3º Kennio Gean – Limoeiro do Norte/CE

Categoria Enduro 2 (E2)

1º Thiago Freitas – Aquiraz/CE

2º Francis Chagas – Tabulairo do Norte

3º Fernando Maia – Jaguaruana/CE

4º Francisco Eduardo – Jaguaruana/CE

5º André Bezerra – Fortaleza/CE

Categoria Enduro 3ª (E3a)

1º Robledo Nicolettte – Fortaleza/CE

2º Daniel Moraes – Fortaleza/CE

3º Moacineudo Bezerra – Tabuleiro do Norte/CE

4º Christiano Tito – Mossoró/RN

5º José Wellington – Morada Nova/CE

Categoria Enduro 3b (E3b)

1º Laercio Fernandes – Natal/RN

2º Antonio Mauricio – Morada Nova/CE

3º Roberto Ferreira – Mossoró/RN

4º Márcio Ramalho – Russas/CE

5º Helano Holanda – Mossoró/RN

Categoria Enduro 4 (E4)

1º Antonio Jorge – Morada Nova/CE

2º Francisco Hermeson – Tabuleiro do Norte/CE

3º Rodrigo De Baé – Tabuleiro do Norte/CE

4º Zenark Reuber – Tabuleiro do Norte/CE

5º Mikael Breno – Morada Nova/CE

Categoria Enduro 5 (E5)

1º Edson Araujo – Morada Nova/CE

2º José Leidiano – Iracema/CE

3º Gildemberg Dos Santos – Morada Nova/CE

4º Marcelo Henrique – Mossoró/RN

5º Vinícius De Santiago – Russas/CE

6º Daniel de Andrade – Limoeiro do Norte/CE

7º Vanderlando Chaves – Tabuleiro do Norte/CE

8º Thiago Monteiro – Mossoró/RN

9º Jose Nilson – Limoeiro do Norte/CE

10º Valdemar de Menezes – Morada Nova/CE

Categoria Enduro 6 (E6)

1º Ronny Gledson – Morada Nova/CE

2º Jailson Pereira – Russas/CE

3º José Talvanes – Morada Nova/CE

Fonte: Arlen Barros.

Leandro

Fundador e Sócio Proprietário do Guia Off-Road, Analista de Sistemas, Apresentador, Editor e bloqueiro no portal Guia Off-Road. Atualmente sou estudante de Fisioterapia na UFRN em Santa Cruz-RN. Sou amante e admirador do offroad, onde procuro contribuir com o crescimento deste esporte tão fascinante, através do nosso trabalho contínuo a frente do Guia Off-Road.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close