Blog do LeoBlogs

Histórico! Leandro Torres e Lourival Roldan conquistam título inédito para o Brasil no Rally Dakar

Leandro Torres e Lourival Roldan fizeram história no Dakar 2017 Foto: Victor Eleuterio/Fotop/Vipcomm
Leandro Torres e Lourival Roldan fizeram história no Dakar 2017
Foto: Victor Eleuterio/Fotop/Vipcomm

Leandro Torres e Lourival colocaram neste sábado (14/1) seus nomes na história do Rally Dakar e do automobilismo mundial. Eles se tornaram os primeiros brasileiros a vencer a maior e mais difícil prova off-road do planeta na classificação geral de uma categoria. A dupla, que participou pela segunda vez, foi campeã entre os UTVs. O melhor resultado até hoje era de André Azevedo, vice-campeão nos Caminhões em 2003.

Os brasileiros completaram os quase 9.000 quilômetros de disputa em 54h01min50 (tempo extra-oficial), com mais de quatro horas de vantagem para os segundos colocados, os chineses Wang Fujiang/Li Wei.

O piloto Leandro Torres, 45 anos, é carioca, radicado em São Paulo, e disputou o Dakar pela segunda vez. Em 2016, também tendo Lourival Roldan, 58, como navegador, ficou na terceira colocação. Lourival é paulista e participou do Dakar pela 10ª vez. Sua experiência foi um dos fatores fundamentais para a conquista. Eles assumiram a liderança da prova na quinta etapa (dia 6) e se mantiveram na ponta até o fim.

Emocionado ao fim do trecho cronometrado, Leandro Torres desceu do UTV chorando, abraçou o filho que o esperava, os integrantes da equipe e, principalmente, o navegador Lourival Roldan. “Um cara de 45 anos de idade e outro com quase 60 vencer uma prova tão difícil como essa, é um legado que fica para todo mundo. Tem de tentar, tem de fazer esforço. O brasileiro é um povo diferente. E se tentar, consegue”.

Para Lourival, a vitória foi a realização de um sonho, que ocorreu somente  após a 10ª tentativa. “O sonho começou quando o UTV se tornou uma categoria (até o ano passado era uma subdivisão dos Carros). Deu certo, formamos uma dupla maravilhosa e realizamos o nosso sonho”, declarou.

Leandro Torres e Lourival Roldan comemoram o título inédito no Dakar.
Leandro Torres e Lourival Roldan comemoram o título inédito no Dakar.

Demais brasileiros

Dos oito brasileiros que iniciaram o Rally Dakar, apenas cinco completaram a prova. Além de Leandro e Lourival, Sylvio de Barros e Rafael Capoani (MINI), no carros e Richard Fliter (Honda), nas motos.

Barros e Capoani receberam o convite para a competição faltando 12 dias para a largada. Correram contra o tempo, disputaram e terminaram em 18º lugar, além de serem a terceira melhor dupla de estreantes na categoria. “O Dakar leva você ao limite. É uma grande experiência de superação. É uma prova muito dura. Mas tivemos um carro incrível, com uma equipe fantástica. Estamos felizes com o resultado”, afirmou Sylvio de Barros, empreendedor e executivo de sucesso.

Na disputa de motos, Richard Fliter ficou em 59º. Gregorio Caselani (Honda South America Rally Team), sofreu uma queda sobre cactos e os espinhos causaram processo inflamatório que o tirou da prova. Ricardo Martins (Yamaha), também abandonou, assim como Marcelo Medeiros, que disputou nos quadriciclos.

Classificação final do Rally Dakar

UTVs

1° – Leandro Torres / Lourival Roldan (Polaris): 54h01min50
2º – Wang Fujiang / Li Wei (Polaris): + 4h42in34
3º –  Maganov Ravil / Kiril Shubin (Polaris): + 6h05min35
4º – Mao Ruijin / Sebastien Delaunay (Polaris): + 23h30min07

Leandro

Fundador e Sócio Proprietário do Guia Off-Road, Analista de Sistemas, Apresentador, Editor e bloqueiro no portal Guia Off-Road. Atualmente sou estudante de Fisioterapia na UFRN em Santa Cruz-RN. Sou amante e admirador do offroad, onde procuro contribuir com o crescimento deste esporte tão fascinante, através do nosso trabalho contínuo a frente do Guia Off-Road.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close