Blog do LeoBlogs

DAKAR 2017: Loeb reassume a liderança nos carros e 9ª etapa é cancelada

A 8ª etapa do Dakar 2017 não foi diferente das anteriores, a chuva complicou ainda mais o desenvolvimento da prova e os organizadores foram obrigados a realizar mudanças de última hora no roteiro. A caravana partiu de Uyuni na Bolívia rumo a Salta, na Argentina. Originalmente seriam percorridos um total de 892 km com uma especial de 492 km, válida como parte final da etapa Maratona.

Foto Divulgação.
Foto Divulgação.

Mas o percurso previa que alguns rios fossem cruzados, o que se tornou impossível devido a elevação do volume de água. Portando a especial foi dividida em duas partes. A primeira seguiu até o km 174, que foi considerado o final de especial para os caminhões. De lá as motos, carros, quadriciclos e UTVs seguiram um deslocamento de 176 km, até a divisa entre Bolívia e Argentina, em Piscuno, onde foi retomada a segunda parte especial. Com estas alterações a especial foi reduzida em 73km.

Joan Barreda volta a vencer uma etapa.
Joan Barreda volta a vencer uma etapa.

Na prova, o espanhol Joan Barreda (Honda CRF 450 Rally) venceu a 8ª etapa da categoria Motos do Rally Dakar 2017, disputada ontem, terça-feira, dia 10/01. Sem qualquer pressão pelo título, ele pode pilotar desinibido e acelerar à vontade. Um estado de espírito que ele é particularmente apaixonado e que lhe permitiu ganhar a sua segunda vitória de etapa em 2017.

O austríaco Matthias Walkner (KTM 450 Rally Replica) foi o segundo colocado, ele subiu da quinta para a quarta colocação na classificação acumulada, superando o espanhol Gerard Farres Guell (KTM 450 Rally Replica).

O britânico San Sunderland, também da KTM, fez uma prova estratégica, muito consistente, sendo mais rápido que os adversários que estão mais próximos na tabela. Com a terceira colocação no dia de hoje, ele continua como líder na classificação acumulada após oito etapas e novamente ampliou sua vantagem para o segundo colocado na classificação acumulada, chileno Pablo Quintanilla (Husqvarna FR 450 Rally), “Eu não quero pensar em vitória, a chegada ainda está longe e muitas coisas podem acontecer. Todo mundo tem problemas no Dakar, você pode facilmente perder tempo. É esse tipo de tempo que você precisa saber para gerenciar…” – declarou Sunderland.

Já o chileno Pablo Quintanilla, segundo colocado na classificação acumulada, e o francês Adrien Van Beveren (Yamaha WR 450 F), terceiro colocado na classificação acumulada, foram bastante conservadores. O primeiro completou a etapa com o 11º melhor tempo e o segundo ficou com a sétima posição, ambos conseguiram se segurar no pódio provisório.

Loeb reassume a liderança.
Loeb reassume a liderança.

Entre os carros, a dupla do francês Sébastien Loeb e o monegasco Daniel Elena (Peugeot 3008 DKR) aproveitou a sua posição de largada depois de Peterhansel e foi imbatível, venceu a 8ª etapa e deixou o seu companheiro de equipe para trás ao se tornar o primeiro piloto com três vitórias no Dakar 2017. Com o resultado Loeb reassume a liderança da prova na classificação acumulada após oito etapas. Ele é seguido de Peterhansel e Despres que volta a fazer parte do pódio provisório da 39ª edição do Dakar.

Nos carros, Peterhansel perdeu a liderança e agora ocupa a segunda colocação no acumulado geral.
Nos carros, Peterhansel perdeu a liderança e agora ocupa a segunda colocação no acumulado geral.

Os franceses Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret (Peugeot 3008 DKR) concluíram a etapa na segunda colocação, eles chegaram a liderar a primeira parte da especial, perdendo terreno na segunda parte e ainda ensaiaram uma recuperação, mas acabou não dando dessa vez para o mister Dakar. A terceira colocação ficou com a dupla dos franceses Cyril Despres e David Castera (Peugeot 3008 DKR), num pódio exclusivo da equipe francesa.

A dupla os espanhóis Nani Roma e Alex Haro Bravo (Toyota Hilux V8) não conseguiu manter o ótimo resultado das etapas anteriores, completando o dia na sétima posição e com isso caindo para a quarta colocação na classificação acumulada. Já a dupla do finlandês Mikko Hirvonen e o francês Michel Perin (MINI John Cooper Works Rally) batalhou, mas não teve velocidade para acompanhar o trio da Peugeot. Eles fizeram o quarto melhor tempo, mantendo a quinta posição na classificação acumulada.

O russo Sergey Karyakin (Yamaha Raptor 700) liderá com uma vantagem de 06 minuots e 57 segundos sobre o segundo colocado.
O russo Sergey Karyakin (Yamaha Raptor 700) liderá com uma vantagem de 06 minuots e 57 segundos sobre o segundo colocado.

Nos quads, o chileno Ignacio Casale (Yamaha Raptor 700) venceu pela primeira vez este ano com o tempo de 5 minutos e 39 segundos à frente do líder rali, o russo Sergey Karyakin (Yamaha Raptor 700), que chegou em segundo e ampliou a sua vantagem para o segundo colocado no acumulado, o francês Dutrie Axel (Yamaha YFZR 450) que foi o terceiro mais rápido do dia.

Ardavichus Artur do Cazaquistão enfrentado alguns desafios no Dakar 2017.
Ardavichus Artur do Cazaquistão enfrentado alguns desafios no Dakar 2017.

Já nos caminhões, Martin Van Den Brink (Renault Trucks) venceu sua segunda etapa na edição 2017 com uma vantagem de apenas 17 segundos sobre o argentino Federico Villagra (Iveco). Com o resultado o russo Dmitry Sotnikov assume a liderança geral em seu Kamaz.

Por fim a 9ª etapa do Dakar, que aconteceria nesta quarta-feira, dia 11/01, teve de ser cancelada por conta de um deslizamento de terra. Segundo os organizadores da competição, o desastre causado pelas chuvas torrenciais que pairam sobre regiões da Argentina e da Bolívia causou estragos consideráveis no vilarejo de Volcan.

Imagens do Dakar:

Van Loon Erik (Toyota) em ação no Dakar 2017.
Van Loon Erik (Toyota) em ação no Dakar 2017.
Foto Divulgação.
Foto Divulgação.
Bernard Eric (Sodicars Racing Buggy) enfrentando obstáculos na 8ª etapa.
Bernard Eric (Sodicars Racing Buggy) enfrentando obstáculos na 8ª etapa.
Abu Issa Mohammed (Mini) em ação.
Abu Issa Mohammed (Mini) em ação.
Cyril Despres (Peugeot) ocupa a terceira posição no acumulado após 8 etapas.
Cyril Despres (Peugeot) ocupa a terceira posição no acumulado após 8 etapas.
Foto divulgação.
Foto divulgação.

Leandro

Fundador e Sócio Proprietário do Guia Off-Road, Analista de Sistemas, Apresentador, Editor e bloqueiro no portal Guia Off-Road. Atualmente sou estudante de Fisioterapia na UFRN em Santa Cruz-RN. Sou amante e admirador do offroad, onde procuro contribuir com o crescimento deste esporte tão fascinante, através do nosso trabalho contínuo a frente do Guia Off-Road.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close