Blog do LeoBlogs

Na primeira parte da maratona, Peterhansel, Ricky Brabec, Sergey Karyakin e Dmitry Sotnikov vencem

O Dakar deixa a capital mais alta do mundo, La Paz, e sua recepitiva população para outro local de renome mundial, o Salar de Uyuni. A 7ª Etapa começou com um deslocamento de 400 km seguido de uma especial de 161 km, para terminar mais 260 km de deslocamentos, no total foram percorridos 821 km.Um passo curto de tempo, mas as faixas de areia são novamente capazes de criar grandes lacunas, principalmente, entre os favoritos. O percurso foi válido como a primeira parte da etapa Maratona que será completada nesta terça feira, dia 10. Portanto as equipes de apoio seguem diretamente para Salta, na Argentina, ponto final da próxima etapa. Nenhuma equipe de apoio poderá ir ao acampamento de Uyuni. Lá somente os próprios competidores poderão realizar qualquer tipo de manutenção nos veículos.

O americano Ricky Brabec (Honda CRF 450 Rally) venceu a sua primeira etapa no rali.
O americano Ricky Brabec (Honda CRF 450 Rally) venceu a sua primeira etapa no rali.

O americano Ricky Brabec (Honda CRF 450 Rally) venceu a 7ª etapa da categoria Motos do Rally Dakar 2017, disputada na última segunda-feira, dia 09/01. Ele largou no bloco intermediário. Soube mesclar sua navegação com os rastros deixados pelos pilotos que largaram na frente. O português Paulo Gonçalves (Honda CRF 450 Rally) foi o segundo, seguido do britânico San Sunderland (KTM 450 Rally Replica).

O Britânico San Sunderland (KTM 450 Rally Replica) segue na liderança.
O Britânico San Sunderland (KTM 450 Rally Replica) segue na liderança.

Sunderland abriu a pista enfrentando talvez o maior temor dos líderes do rally, as dificuldades de navegação. Numa etapa com muita areia e dunas, o monstro prometia aparecer, mas no momento crítico, quando chegou a estar 300 metros fora da pista ideal, Sunderland teve serenidade, diminuiu o ritmo e focou em achar o caminho, minimizando a perda. Com o resultado Sunderland manteve a liderança e ampliou sua vantagem na classificação acumulada após sete etapas. O chileno Pablo Quintanilla (Husqvarna FR 450 Rally) conseguiu manter a vice-liderança da prova com o nono melhor tempo do dia.

Peterhansel continua em primeiro.
Peterhansel continua em primeiro.

Nos carros a dupla dos franceses Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret (Peugeot 3008 DKR) venceu a 7ª etapa do Rally Dakar 2017, após sete etapas Peterhansel manteve a liderança da prova, mas a margem continua apertada, apenas 1 minuto e 57 segundos sobre os seus companheiros de equipe, a dupla do francês Sébastien Loeb e o monegasco Daniel Elena que ficaram com a segunda colocação do dia. Após vários dias de dificuldades, a dupla formada pelo sul-africano Giniel de Villiers e o alemão Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux V8) voltou ao pódio do dia com o terceiro melhor tempo. “Esta é a nossa segunda vitória no rali … tudo o que você puder somar, você soma. Depois nós fazemos as contas. Não vim para treinar, mas já foi o meu caso no ano passado.

Sebastien Loeb segue em segundo com uma diferença de pouco mais de um minuto para o lider.
Sebastien Loeb segue em segundo com uma diferença de pouco mais de um minuto para o lider.

A dupla os espanhóis Nani Roma e Alex Haro Bravo (Toyota Hilux V8) conquistou a quinta colocação na etapa, resultado que rendeu a conquista da terceira colocação na classificação acumulada, tomando a posição dos franceses Cyril Despres e David Castera (Peugeot 3008 DKR).

O  russo Sergey Karyakin assumiu a liderança no quads
O russo Sergey Karyakin assumiu a liderança no quads

Nos quads, o russo Sergey Karyakin (Yamaha Raptor 700) finalmente venceu a sua primeira etapa do ano depois de terminar no Top 7 em 4 das 5 primeiras etapas. Ele assume a liderança geral, a frente dos franceses Vitse Dutrie (Yamaha Raptor 700) em segundo e Axel Simon (Yamaha YFZR 450) em terceiro.

O holândes Gerard de Rooy permanece na lidrança.
O holândes Gerard de Rooy permanece na lidrança.

E nos caminhões, foi a vez do russo Dmitry Sotnikov (KAMAZ) colocar pressão sobre o holândes Gerard de Rooy (IVECO) em sua primeira vitória no Dakar 2017. Com uma vantagem de dois minutos, os holandeses da Iveco seguem na liderança do rali.

Leandro

Fundador e Sócio Proprietário do Guia Off-Road, Analista de Sistemas, Apresentador, Editor e bloqueiro no portal Guia Off-Road. Atualmente sou estudante de Fisioterapia na UFRN em Santa Cruz-RN. Sou amante e admirador do offroad, onde procuro contribuir com o crescimento deste esporte tão fascinante, através do nosso trabalho contínuo a frente do Guia Off-Road.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close