Blog do DecoBlogs

Dakar: resultado dos carros está sob judice

Stéphane Peterhansel / Jean Paul Cottret venceram ontem o Dakar, mas podem perder o titulo conquistado por conta de uma recurso imetrado pela X-Raid sobre um suposto abastecimento ilegal da dupla francesa durante a prova.
Peterhansel / Cottret conquistaram ontem a sua 12ª vitória do piloto no Dakar e a sexta da dupla nos carros, uma vitória indiscutível na pista, onde a Peugeot foi superior durante toda a prova, vencendo 9 das 12 especiais disputadas, mas que pode mudar de mãos no próximo mês, tudo por conta do protesto da X-Raid, que entende que os franceses abasteceram o seu Peugeot 2008 DKR numa zona não autorizada.
Foto: Eric Vargiolu / DPPI / www.dakar.com

O recurso apresentado durante a prova foi julgado improcedente pelos Comissários Desportivos da prova, que decidiram não penalizar a dupla da Peugeot. Por conta dessa decisão, a X-Raid revelou ter apelado para o Tribunal de Apelo da Federação Francesa (FFSA).

O Código Desportivo Internacional da Federação Internacional do Automóvel (FIA), obriga a que a Autoridade Nacional do Desporto tenha que tomar uma decisão num máximo de 30 dias e vale destacar que a pena prevista, caso sejam considerados culpados deste abastecimento ilegal, vai de seis horas de penalização até à desclassificação da dupla.
A Peugeot defendeu-se citando o artigo que refere a “a assistência está autorizada nas neutralizações”, mas Peterhansel foi chamado a depor. Sven Quandt, líder da X-Raid, alega que foi dito no briefing, que os carros não poderiam abastecer durante a etapa, só as motos e os quads.
Portanto a X-Raid não ficou satisfeita com a decisão e anunciou o apelo. Agora resta esperar pela decisão final do tribunal, lembrando que qualquer eventual penalização maior do que 34m58s dá a vitória a Nasser al Attiyah / Matthieu Baumel e à X-Raid.
Curta a nossa página no www.facebook.com/guiaoffroad
AUT-1

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close