Blog do DecoBlogs

Dakar/2ª semana: Toyota andará melhor. Saiba porquê

Segue abaixo as informações obtidas no site português Autosport – www.autosport.pt, com texto do jornalista André Duarte.
Giniel De Villiers e Yazeed Al-Rajhi são os dois pilotos da Toyota Gazoo Racing SA que estão no Dakar 2016. O sul-africano é sexto da geral à chegada do dia de descanso, distando 33m41s de Sébastien Loeb, enquanto Al-Rajhi é oitavo, a 42m51s do francês.
Mas De Villiers tem-se queixado da falta de potência da sua Hilux em relação aos Peugeot. E de fato esse é um problema com que a Toyota se tem deparado. Também Al-Rajhi tem estado bem mais ‘apagado’ que em 2015, o seu ano de estreia na prova.
Foto: A.S.O. / Frederic Le Floch

Segundo os regulamentos, quando as provas são disputadas a uma altitude média acima dos 2.000 m, os carros com motores atmosféricos, como os V8 a gasolina da Toyota, têm permissão para colocar um restritor de maiores dimensões, para compensar a existência de menos oxigénio – algo que penaliza a potência dos motores atmosféricos  e os coloca em desvantagem face aos Diesel com turbo.

Isto daria à equipe alguma potência extra. Porém, o percurso foi mudado na última hora e agora a Toyota têm de competir com um restritor de menores dimensões.
No entanto, a altitude média em que serão disputadas as seis etapas restantes do Dakar serão menores e a equipe poderá se beneficiar de uma maior entrega de potência por parte dos seus V8, algo que poderá permitir a Giniel De Villiers e Yazeed Al-Rajhi mostrarem o ‘lado B’ das suas Hilux.
Informações / Texto: Autosport – www.autosport.pt  / Jornalista André Duarte.
Curta a nossa página no www.facebook.com/guiaoffroad
AUT-1

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close