Blog do DecoBlogs

Dakar 2016: pneus Michelin podem estar favorecendo Peugeot

Surgiu uma questão no Dakar que está deixando “incomodadas” as equipes que usam pneus da Michelin, a maior fornecedora da categoria e do Dakar.
Até aqui a Peugeot venceu todas as etapas disputadas no Dakar 2016, colocando sempre no mínimo dois carros entre os primeiros e garantindo até aqui duas vezes seu trio no pódio de etapas.
A Peugeot é a única equipe verdadeiramente oficial de fábrica presente no Dakar e a X-Raid a grande vencedora dos últimos anos não está nada contente com o fato da Michelin ter desenvolvido uns pneus especiais somente para os Peugeot. Acontece que a Michelin é francesa e sempre trabalhou estreitamente com a Peugeot, mas os pneus Michelin D16 que equipa os 2008 DKR deixaram ‘incomodados’ responsáveis das outras equipes, pois esses são pneus completamente novos e específicos para os DKR.
Foram pensados e desenvolvidos para maximizar as características dos 4×2 da Peugeot. A verdade é que o ano passado ninguém se queixou (eram ainda os Michelin D15). Isso porque o carro não andava, teve inúmeros problemas e por isso ninguém se incomodou muito com isso mas agora qualquer pormenor serve para justificar o evidente. A Peugeot trabalhou bem, e trouxe para o Dakar um carro quase imbatível e apesar da prova estar apenas na metade, o que se viu até aqui é tão evidente que não deixa dúvidas a ninguém.
9_20160110_204750
Fotos: Diário Motor – Espanha
O habitual é que uma marca construa pneus iguais para todos, é assim que acontece no WRC, WTCC, F1, DTM, mas numa competição como o Dakar, o tipo de carros que pode participar é muito grande, são todos, estruturalmente muito diferentes e isso é também um aspeto muito diferenciador e interessante para quem segue a prova, ver conceitos tão distintos lutar pelo mesmo objetivo e por isso é normal que cada marca tente ter o melhor para os seus carros. Só que a Peugeot pode ter tido aqui uma ligação especial e estar se beneficiando dela.
A X-Raid e a Toyota queixam-se que a Michelin deu um pneu específico à Peugeot, o tal D16, e que isso está dando uma vantagem aos franceses. Logicamente que só as equipes e a Michelin sabem exatamente o composto usados em cada pneu, mas pelo que se viu até aqui a diferença não pode estar só nos pneus. Acreditamos que os pneus estão agora ainda mais adequados ao carro- tantos foram os testes durante o ano no Marrocos – mas resumir a vantagem que a Peugeot tem mostrado só à diferença nos pneus é redutor.
Os pneus da Michelin para o Dakar 2016:
Pneu:      Michelin D16     Latitude C          BFG Baja T/A KR2      Desert Race      Michelin XZL+
Veículo:  Carros 4×2        Carros 4×4         Buggys                        Motos                Caminhão

Em conversa com Nani Roma na Baja de Portalegre, o espanhol disse que é tempo de começar a pensar num carro novo para a X-Raid, porque o MINI serviu para ganhar muito até aqui mas está começando a dar sinais, não de fraqueza, porque continua a ser o mesmo bom carro e até um pouco melhor de ano para ano, mas simplesmente porque os adversários estão elevando demais a tecnologia dos seus e por isso é necessário mudar para não serem ultrapassados. Só que Roma ainda não sabia era o que a MINI iria enfrentar neste Dakar.
Em 2013 a MINI foi 1º Peterhansel; 3º Novitskiy; 4º Roma; em 2014, 1º Roma, 2º Peterhansel, 3º Al-Attiyah, 5º Terranova, 6º Holowczyc, 9º Kaczmarski, 10º Vasilyev e em 2015, 1º Al-Attiyah, 3º Holowczyc, 4º Van Loon, 5º Vasilyev, 9º Rakhimbayev. Neste momento, no Dakar, a MINI tem Al-Attiyah / Baumel em quarto e Hirvonen / Perin em sexto.
Portanto, mesmo sendo verdade que os pneus Michelin D16 são melhores, mas tudo leva a crer que pode estar mudando novamente a história do Dakar. Só para falar dos anos mais recentes, depois de terminada a era Mitsubishi, houve a era Volkswagen, depois a MINI e agora podemos estar prestes ao regresso da era Peugeot. Resta esperar para ver.
Informações: Diário Motor – Espanha – http://www.diariomotor.com/ / Autosport Portugal: http://www.autosport.pt/
Curta a nossa página no www.facebook.com/guiaoffroad
AUT-1

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close