Notícias

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin conquistam título dos carros no Rally dos Sertões

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, dupla da Divino Fogão Rally Team nos carros do Rally dos Sertões 2015  Crédito: Marcelo Machado/Foto Arena/VIPCOMM.
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, dupla da Divino Fogão Rally Team nos carros do Rally dos Sertões 2015 Crédito: Marcelo Machado/Foto Arena/VIPCOMM.

O Rally dos Sertões 2015 chegou ao fim neste sábado (8), em Foz do Iguaçu (PR), com o título da categoria carros indo para as mãos da experiente dupla formada por Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin. O piloto e navegador da equipe Divino Fogão Rally Team lideraram a 23ª edição da prova de ponta a ponta e finalizaram suas participações, após 2.855,79 quilômetros de percurso, sendo 1.508,60 de trechos cronometrados, em quatro estados (GO, MS, SP e PR), na primeira posição na geral e na categoria T1 FIA.

Após vencerem a primeira etapa, Varela e Gugelmin não se desgarraram mais do primeiro lugar na classificação geral. Administrando o Toyota a cada percurso, que passou por oito cidades, os campeões totalizaram o tempo de 14h53min25s. Na última especial da competição, disputada hoje, entre Umuarama (PR) e Foz do Iguaçu (PR), em 346,15 km, sendo 120,54 km de trechos cronometrados, eles fecharam o dia com vitória. “Esse ano deu tudo certo deste o princípio. Conseguimos ter uma vantagem logo no começo do rali e soubemos utilizá-la. Chegamos sem problemas, sem penalizações. Foi um rali perfeito”, destaca Gugelmin.

Já Reinaldo Varela revela a emoção de ter vencido o rali e ainda de ver seus três filhos – Rodrigo, Gabriel e Bruno – terem completado a prova. “É um alívio muito grande vencer de novo o Sertões. Viemos com uma pressão do ano passado. Estava engasgado. Foi bom porque vencemos e meus filhos terminaram bem, estarão no pódio. Será um dia dos pais maravilhoso”, celebra Varela, que se tornou bicampeão (havia vencido em 2000, ao lado de Alberto Fadigatti).

Os irmãos Baumgart, da equipe X Rally Team comandaram a dobradinha no pódio, com Marcos Baumgart/Kleber Cincea, em segundo, e Cristian Baumgart/Beco Andreotti, em incrível prova de recuperação, em terceiro. “Foi excelente o resultado. Só de completar estamos de parabéns. É sempre uma prova dura, difícil. Acho que todo mundo trabalhou super bem, está bem merecido este segundo e terceiro lugares para nossa equipe”, diz Marcos.

Já o navegador Beco Andreotti elogiou o trajeto do Rally dos Sertões, que pela primeira vez em sua história passou pelo Sul do país. “Foi uma edição inovadora, com muitas lombas e saltos. Acho que judiou bastante dos carros, pilotos e navegadores, exigiu muita navegação, mas foi muito prazerosa. Conhecemos uma região nova, a região Sul, que fazia tempo que não recebia provas de rali”, comenta o participante.

Categorias Protótipos T1, Pró Brasil, Super Production e Production T2

Na categoria Protótipos T1, João Franciosi e Rafael Capoani, da Mitsubishi Petrobras, confirmaram a vitória no campeonato. A segunda colocação ficou com Luis Nacif e Felipe Oliveira, da Microcity. Na Pró Brasil, vitória de Luiz Facco e Humberto Piauí, da Acelera Siriema, seguidos de Jorley Amaral e Maykel Justo, da MEM Motorsports. Thiago Silva e Ivo Mayer, da Top Rally Team, terminaram os Sertões como vencedores da Super Production, com Marco Lana e Leonardo Silva, da Lana Racing, na segunda colocação. Por fim, na Protótipos T2, o título foi para Rafael Cassol e Lélio Carneiro, da Troller Racing/Território Motorsport. Os vice-campeões da categoria foram Fernando Oliveira e Maycon Soares, da Nordeste Racing.

Resultado da sétima etapa (extraoficial) – Carros
(Posição/Nome/nº/veículo/equipe/tempo)

1º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin #308 Toyota/Divino Fogão Rally Team 1h10min40s
2º Guilherme Spinelli/Youssef Haddad #301 Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras 1h11min06s
3º Marcos Baumgart/Kleber Cincea #303 Ford/X Rally Team/NWM 1h11min16s
4º Jorley Amaral e Maykel Justo MEM Motorsports 1h14min34s
5º Gunter Hinkelmann/Vinicius Castro #348 Mitsubishi/Experts 4×4 1h14min59s

Acumulado da categoria Carros após sete etapas (extraoficial)
(Posição/Nome/nº/veículo/equipe/tempo)

1º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin #308 Toyota/Divino Fogão Rally Team 14h53min25s
2º Marcos Baumgart/Kleber Cincea #303 Ford/X Rally Team/NWM +14min22s
3º Cristian Baumgart/Beco Andreotti #309 Ford/X Rally Team/NWM +1h00min33s
4º João Franciosi/Rafael Capoani #360 Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras +1h00min56s
5º Luiz Facco/Humberto Piauí #310 Mitsubishi/Acelera Siema +1h19min30s

Programação do Rally dos Sertões 2015*:

08/08 – Foz do Iguaçu (PR)
12h às 18h – Secretaria de prova / Sala de imprensa / Posto médico
Local área de box: Av. Tancredo Neves

12h às 18h – Chegada à Usina de Itaipu
Local: Mirante do Vertedouro, – Av. Tancredo Neves

20h – Cerimônia de Premiação e Festa de Encerramento
Local: Ono Music Hall
Av. Rosa Cirilo de Castro, 85 – Foz do Iguaçu (PR)

*Programação sujeita à alteração sem aviso prévio

Curta a nossa página no www.facebook.com/guiaoffroad

Fonte: VIPCOMM.

AUT-1

Leandro

Fundador e Sócio Proprietário do Guia Off-Road, Analista de Sistemas, Apresentador, Editor e bloqueiro no portal Guia Off-Road. Atualmente sou estudante de Fisioterapia na UFRN em Santa Cruz-RN. Sou amante e admirador do offroad, onde procuro contribuir com o crescimento deste esporte tão fascinante, através do nosso trabalho contínuo a frente do Guia Off-Road.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close